Compras online: Está aberta a época das promoções!

• 13 Nov, 2020

compras online + promoções

As compras online fazem parte do dia-a-dia de cada vez mais portugueses e as promoções conferem-lhes um atrativo adicional. O Natal é uma época de consumo por excelência. Aproveitando o facto de algumas pessoas anteciparem as compras dessa época festiva, foram surgindo vários dias dedicados ao consumo.

Desde o início de novembro, o Singles Day, a Black Friday ou a Cyber Monday vão fazendo o aquecimento até dezembro. Milhares de milhões de euros são movimentados, o que os torna dias de recordes de vendas em todo o mundo.

Singles Day: Promoções para solteiros

Na época das promoções, aumentam as compras online e offline. A primeira data do calendário é o Singles Day, que acontece a 11 de novembro. Uma das teorias mais consensuais sobre esta data indica que teve origem na China, na Universidade de Nanjing.

Em 1993, o Singles Day surgiu no seio de um grupo de estudantes com o intuito de celebrar o facto de serem solteiros. A escolha do dia 11 de novembro também não foi feita ao acaso. A data é representada por quatro “uns” (11/11) que simbolizam quatro solteiros.

Este é um dia com grande expressão na China, onde o site Alibaba atingiu os 38,4 mil milhões de dólares em 2019. No entanto, este dia de promoções não tem apenas impacto nas compras online naquele país. Também se espalhou por todo o mundo e já chegou a terras lusas.

No ano passado, por exemplo, os CTT identificaram 420 mil encomendas efetuadas no Singles Day. Este valor foi 40% superior a 2018, demonstrando a sua crescente popularidade.

Black Friday: O início

Só na década de 90 é que a Black Friday se assumiu como o grande dia das promoções nos EUA, contudo, a sua origem data dos anos 60 em Filadélfia. No sábado depois do Dia de Ação de Graças, jogava-se um clássico do futebol americano, num fim de semana alargado que atraía muita gente à cidade. Para aproveitar o grande movimento de consumidores, os comerciantes resolveram lançar na sexta-feira um grande dia de descontos. Nascia assim a Black Friday.

A tradição acabou por se propagar mundialmente nos anos 2000. Durante a última década, até à chegada do Singles Day, este tornou-se o maior dia de consumo em todo o mundo. Em 2019 terá atingido um recorde de vendas de 20 mil milhões de dólares. As promoções deste dia têm também contribuído para o crescimento das compras online.

Em Portugal, não existem dados oficiais sobre o volume de vendas na Black Friday de 2019. No entanto, segundo a SIBS, o valor médio de compra (com cartão) neste dia cresceu para 80,10€ (mais 2,01€ face a 2018).

Cyber Monday: Promoções a pensar no comércio online

A segunda-feira a seguir à Black Friday já é reconhecida em todo o mundo como a Cyber Monday. Criada nos EUA, em 2005, esta data foi associada desde o início a grandes descontos no e-commerce. A tecnologia costuma ser uma das categorias mais visadas neste dia de promoções dedicado às compras online.

As promoções incentivam as compras online de tecnologia

Muitos consumidores esperam pelas promoções destes dias para a compra online do smartphone que andam a namorar. Pode ser também a oportunidade ideal para trocar de portátil. A verdade é que a tecnologia é sempre uma das categorias que atrai mais consumidores, tanto nas lojas físicas como no e-commerce. Com os grandes descontos praticados pelas marcas esta é, sem dúvida, uma boa altura para poupar.

Na Black Friday de 2019, a categoria de tecnologia foi uma das que mais beneficiou com os descontos. Em Portugal, segundo a SIBS, as vendas foram 3,1 vezes superiores às registadas nos restantes dias de novembro.

Pela grande facilidade de comparação de preços entre diferentes marcas, não é de estranhar que a escolha recaia nas compras online. O ClubTek também preparou grandes descontos em tecnologia a pensar em si. Descubra-os!

VER PROMOÇÕES