Casas inteligentes e domótica: Seja bem-vindo ao futuro!

• 20 Mai, 2020

domótica + casa inteligente

Já ouviu falar de domótica e de casas inteligentes? Ainda não? Então seja bem-vindo ao futuro! Com infinitas opções de personalização, estas novas casas trazem inúmeras vantagens e tornam a vida dos seus habitantes muito mais confortável.

Uma casa inteligente baseia-se na interligação e conexão de diferentes componentes de domótica. O controlo da luz, dos eletrodomésticos e até da segurança pode estar disponível no seu smartphone. A domótica permite implementar diversas soluções inteligentes pensadas para as suas necessidades do dia a dia.

A ideia de uma casa inteligente é geralmente associada a facilitar um conjunto de tarefas, mas na verdade a domótica permite levar este conceito mais longe. Algumas otimizações permitem poupar energia, o que se traduz numa significativa poupança financeira. Também o aumento da segurança e do conforto são benefícios importantes das casas inteligentes.

Hoje em dia, graças à domótica, é possível controlar cada recurso da sua casa, em cada instante e a partir de qualquer lugar.

3 Benefícios de uma casa inteligente

Maior comodidade

Quando pensamos numa casa inteligente com um sistema automatizado, uma das primeiras vantagens que nos vem à mente é a comodidade. Graças à implementação de soluções de domótica é possível otmizar algumas tarefas quotidianas. Falamos, por exemplo, de abrir e fechar persianas e pôr uma playlist do Spotify a tocar, ou simplesmente de ligar e desligar luzes. Estes gestos podem passar a ser totalmente comandados através do smartphone, de forma tão simples como mudar de canal na televisão.

Se, no entanto, optar por recorrer a um assistente de voz como Google Home ou Alexa da Amazon, essas ações podem passar a estar à distância de uma frase.

Hoje, existem já nas casas portuguesas alguns equipamentos domésticos autónomos, como os robots aspiradores Roomba. São uma boa ajuda na limpeza do lar e podem ser controlados através de uma aplicação.

Eficiência energética

Uma das principais vantagens da domótica numa casa inteligente é aumentar a eficiência energética. Passa a ser possível o controlo e a programação dos eletrodomésticos ou outros equipamentos eletrónicos através de um smartphone, tablet ou computador.

Dessa forma, consegue-se avaliar e comparar níveis de consumo para otimizar a utilização do equipamento e conseguir uma poupança de energia. Uma das possibilidades é a automatização do funcionamento das máquinas de lavar loiça e roupa, por exemplo, para horários em que as tarifas da eletricidade sejam mais económicas.

Além disso, numa casa inteligente, acabaram-se os esquecimentos: luzes acesas ou televisão ligada sem necessidade fazem parte do passado. Agora, com um simples comando num smartphone é possível resolver a situação em resposta a uma notificação de alerta.

Por fim, é possível eliminar o desperdício de energia devido aos equipamentos em stand-by. As tomadas também fazem parte deste sistema inteligente que permite controlar todas as divisões da casa e torná-la mais eficiente.

Mais segurança

Outra grande vantagem da domótica prende-se com o facto de lhe permitir vigiar a sua casa a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta para isso ter ao seu dispor um smartphone, um sistema de câmaras de vigilância e sensores de movimento wireless.

Assim, em períodos de férias, por exemplo, pode ficar mais descansado porque para além dos sistemas de alarme tradicionais vai poder continuar de olho na sua casa. Referimo-nos à segurança relacionada com a prevenção de assaltos, mas também com a deteção de algum foco de incêndio ou de uma inundação.

O futuro em sua casa

Pode parecer ficção, mas estas são algumas das funcionalidades e equipamentos que já estão disponíveis em casas inteligentes da atualidade:

• Máquinas de café que se ligam e desligam remotamente através de um smartphone;
  • Acender e ajustar a intensidade das luzes com um comando de voz;
  • Desligar automaticamente o ar condicionado assim que abre uma janela;
  • Usar o GPS para ligar o aquecimento quando estiver quase a chegar a casa;
  • Frigoríficos que sugerem receitas de acordo com os ingredientes que tem armazenados;
  • Máquinas de lavar roupa que enviam uma mensagem quando termina o ciclo de lavagem.

O exemplo da Home Connect da Bosch

A Bosch é uma das marcas que mais tem investido no desenvolvimento de soluções no âmbito da domótica. Criou para o efeito uma gama de produtos Home Connect que podem ser controlados e ativados através de uma aplicação de smartphone. Este serviço inclui também dicas de melhor utilização dos respetivos eletrodomésticos. A linha é composta por máquinas de lavar e de secar roupa, frigoríficos, fornos, placas e máquinas de café, à venda no ClubTek.

Os riscos inerentes à domótica

Viver numa casa inteligente pode ser um sonho para muitas pessoas mas não é algo que esteja ao alcance de todos. Os avanços tecnológicos conduzem geralmente a soluções mais em conta, mas, por enquanto, uma instalação domótica para uma casa inteligente representa um investimento avultado. No entanto, estes custos trazem algum retorno a médio/longo prazo graças às poupanças que permitem.

No que toca a desvantagens é necessário considerar alguns bugs e riscos de segurança inerentes ao facto de estarmos a falar de tecnologia. Muitas vezes, estes sistemas podem estar suscetíveis a hackers que conseguem controlá-lo. Podem inclusivamente aceder a outros dispositivos a ele conectados como smartphones, computadores ou tablets.

De forma a evitar estes problemas, deve sempre optar por passwords com elevado nível de segurança e encriptação. Além disso, deve ser restringido o acesso apenas a dispositivos confiáveis.

Crie a sua casa inteligente com a ajuda do ClubTek! Encontre na nossa loja online equipamentos para as várias divisões da sua casa. Descubra produtos das melhores marcas a preços competitivos.

VISITAR LOJA ONLINE