Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

• 17 Mai, 2023

17 de maio - Dia Mundial da Sociedade de Informação

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação é celebrado no dia 17 de maio. Este dia pretende relembrar o mundo da importância e de todos os benefícios que a internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos trazem dia após dia.

Sendo o ClubTek o seu Clube de Tecnologia, naturalmente não podíamos deixar passar este dia sem lhe dar a devida importância, uma vez que, sem tecnologia e sem internet, também nós não existiríamos.

Porque celebramos este dia?

O principal motivo para a celebração deste dia é o facto de a tecnologia ter permitido inúmeros avanços e desenvolvimentos na sociedade, no mundo do entretenimento, no mundo empresarial, na forma como comunicamos uns com os outros e em infinitos aspetos do nosso dia a dia.

Todos os dias surgem novidades que nos permitem reinventar. O dia 17 de maio serve apenas para que não nos esqueçamos de como tudo começou.

Grandes evoluções das TIC na história

Os marcos históricos da evolução das tecnologias de informação e comunicação são inúmeros, tendo cada um a sua importância no seu meio, no entanto, decidimos selecionar alguns dos mais marcantes:

Telefone

Em 1876, Alexander Graham Bell regista a primeira patente de invenção do telefone. Esta invenção surge de forma acidental através do aperfeiçoamento do telégrafo, que permitia o envio de uma mensagem de cada vez. A marcante frase "Mr. Watson, come here. I want to see you" ficaria registada como a primeira chamada telefónica alguma vez realizada, por parte do inventor, Graham Bell, para o seu assistente, Thomas Watson.

Computador Portátil

Após a introdução do Computador Pessoal (PC - Personal Computer) em 1971, começou a ser possível desenvolver a ideia de um computador que pudesse ser facilmente transportado. Em 1975, tivemos o primeiro registo de um computador portátil, o IBM 5100. Depois disso, em 1981, o primeiro a comercializado foi o Osborne 1, criado por Adam Osborne, um aparelho que pesava cerca de 12 KGs.

Ao longo dos anos fomos tendo a evolução natural deste tipo de equipamento, sendo que entre a década de 90 e os anos 2000 assistimos a uma popularização dos computadores portáteis. Nos dias de hoje vemos o laptop como algo indispensável.

Smartphone

Finalmente chegamos talvez ao aparelho mais consensual e utilizado a nível mundial. O smartphone tomou conta do nosso dia a dia e tornou se no nosso mini computador, que conseguimos transportar no bolso e usar para trabalho, lazer, entretenimento e muito mais.

Nikola Tesla em 1909 criou o primeiro protótipo que combinava telefonia com computação, e ao longo do tempo fomos assistindo a vários avanços neste campo com a ajuda dos PDAs (assistentes pessoais). Em 1992 a IBM lança o IBM Simon, que combinava funções de telefone com a capacidade de consultar emails e com um ecrã interativo.

Mais tarde, a Blackberry lança em 2002 o seu primeiro smartphone, que dominaria o mercado dos telemóveis até ao ano de 2007, o ano de lançamento do poderoso iPhone da Apple.

Nos dias de hoje, como todos sabemos, já existem smartphones capazes de fazer tudo e mais alguma coisa, com conceitos que há uns anos se pensariam ser impossíveis de realizar

Certamente, daqui a uns anos estaremos aqui para falar de novas tecnologias e estas já nos parecerão quase "banais", mas é sempre importante celebrarmos como tudo de desenrolou.