Wearables e Apps: Melhore a sua performance desportiva!

• 21 Jul, 2020

wearables

A tecnologia, os wearables e as apps tornaram-se quase obrigatórios para qualquer desportista que queira avaliar a sua performance. Hoje, manter um estilo de vida ativo não é só uma recomendação médica, mas também uma fonte de prazer e bem-estar.

Os avanços tecnológicos permitem-nos, hoje em dia, acompanhar o nosso desempenho para percebermos se estamos, ou não, no bom caminho. Além disso, ajudam a encontrar o nível mais adequado de atividade física para cada um.

3 Wearables essenciais para os desportistas

Os wearables oferecem um suporte que nos acompanha e reúne a informação mais importante sobre o que fazemos. Além disso, estão connosco na hora de manter o plano que estipulámos.

A cada dia, surgem novas tecnologias que ajudam a avaliar a evolução da nossa performance nos treinos. Neste artigo, destacamos 3 dos wearables mais utilizados e que não podem faltar na hora de treinar.

1. Smartwatches, Fitbands ou Relógios Desportivos

Os Smartwatches, as Fitbands (ou Pulseiras de Atividade) e os Relógios Desportivos são já um tipo de wearable indispensável para a grande maioria dos atletas. Graças à possibilidade de sincronização com apps, estes equipamentos permitem acompanhar e perceber a forma como se move. Além disso, podem ajudar a avaliar a qualidade do sono e até da alimentação. Estes gadgets são os derradeiros companheiros "com pulso firme" para o guiar rumo a um estilo de vida saudável.

2. Fita de batimento cardíaco

A fita de batimento cardíaco é o wearable que ajuda os desportistas a controlarem a pulsação cardíaca durante o exercício. Com a sua ajuda (através da conexão com um Smartwatch e respetiva aplicação) pode medir os níveis de esforço físico ao longo do treino. Assim, é possível avaliar, caso a caso, se a intensidade do exercício precisa de ser aumentada ou reduzida.

3. Auriculares bluetooth

São muitos os atletas que gostam de praticar desporto a ouvir música, portanto, é normal que os auriculares bluetooth sejam um dos wearables mais usados. A música pode simplesmente servir como companhia, mas também pode ser usada para ajudar a marcar o ritmo dos movimentos.

Existem muitas opções: modelos com fio de segurança, apenas com o plug de ouvido ou com encaixe na orelha. Escolher o mais adequado vai depender do tipo de exercício praticado e do gosto de cada um.

As aplicações e a atividade física

Hoje em dia, existem apps (ou aplicações) para todos os gostos que podem ser sincronizadas com Smartwatches, Fitbands ou Relógios Desportivos. Algumas permitem aos atletas monitorizar os seus treinos graças à sincronização com os seus wearables. Strava, Nike Training Club e MyFitnessPal são apenas alguns exemplos de aplicações que possibilitam fazer um registo da atividade física e avaliar a sua evolução.

Existem outras que ajudam a encontrar os treinos mais adequados para as necessidades de cada indivíduo. Na Freeletics ou na MapMyFitness há treinos já preparados para determinados objetivos ou para trabalhar grupos de músculos específicos. Também é possível criar treinos personalizados e até ter um profissional a desenvolver a rotina perfeita para si!

Outra das grandes preocupações de quem faz desporto é a nutrição. No mundo das apps também existem opções para ajudar a melhorar os hábitos alimentares. Assim, poderá retirar o melhor rendimento dos alimentos e adequar o que come ao tipo ou volume de exercício praticado.

Os wearables e a motivação para melhorar o desempenho

Nada estimula tanto o nosso desempenho como ter a mente focada em vencer e superar. Em conjunto, os wearables e as aplicações desenvolvidas para parametrizar a atividade física são muito úteis. Desde logo, se sentirmos uma progressão graças a esta tecnologia, vamos querer continuar a usá-la!

Depois, à medida que vamos evoluindo, é normal que busquemos novas metas para continuar a progredir. As aplicações permitem analisar a evolução técnica, mas também servem de termo de comparação, com um familiar ou um amigo. Isto pode desafiar o nosso instinto competitivo e motivar-nos ainda mais.

Além disso, muitas das aplicações de registo de treino, como o Strava, baseiam-se numa gamificação para prolongar a sua utilização. Incluem desafios específicos, com recompensas no caso de se cumprirem objetivos.

Também os Relógios Desportivos, Smartwatches e Fitbands permitem perceber de imediato a melhoria de forma através de métricas específicas. Por exemplo: um mesmo exercício feito com um batimento cardíaco médio mais lento indica uma melhoria da capacidade aeróbica.

Como as consolas de videojogos conseguem unir Gaming e Desporto

Já se imaginou a lutar contra os monstros de Mario e Luigi enquanto se exercita? Durante anos, as consolas de videojogos foram vistas como as principais responsáveis pela sedentarização dos jovens. Contudo, algumas marcas têm tentado incorporar na sua gama produtos que incentivem ao movimento, com jogos especificamente dedicados ao desporto.

A Nintendo apresentou a Wii em 2006 e, mais recentemente, lançou o Ring Fit para a consola Switch. Esta opção pode ser encarada como um incentivo à prática de desporto, mas também como uma estratégia de marketing para atrair novos jogadores.

O ClubTek é a sua melhor escolha no que toca à tecnologia, tanto aplicada ao lazer como à sua vida quotidiana. Visite a nossa loja online e mantenha-se atento às nossas oportunidades de wearables e aos mais recentes lançamentos na área tecnológica!

VISITAR LOJA ONLINE