Entregamos de 24 a 72h! Paga 3x sem juros!

A "Nova" Verdade – Truques para não viver numa bolha

  • 16 Jan, 2017
  • 849

 

Se há coisa que tem sido estudada graças às recentes mudanças políticas do mundo é o papel que as redes sociais desempenham nessas mudanças. Por entre todos os debates surgem as avaliações da influência que plataformas como o Twitter ou o Facebook tiveram em fenómenos como o Brexit ou a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos da América. Se o peso desta interferência não é consensual já o poder que estas redes manifestaram ter, de nos conseguirem "enclausurar" numa bolha de ressonância das nossas próprias ideias, parece ser ponto assente até em fontes oficiais.

 

Uma das formas de o fazerem é simplesmente continuarem a servir-nos o "prato" que mostrámos apreciar mais, e o "menu" nunca se altera. Seguindo as nossas interações, as páginas de que gostamos, os posts que comentamos, vamos recebendo cada vez mais mensagens direcionadas para o que o algoritmo entende que nos vai agradar. Pode "servir" a nossa newsfeed com "mais do mesmo", mas também pode ir em busca de mais temas que sejam similares aos que já provocaram a nossa interação.

 

É aqui que surge o espaço para o crescimento das falsas notícias que alimentam esta bola de neve. São publicações em modo "clickbait" que lançam a isca e andam à pesca de acessos a diferentes sites e que não existem apenas para o espaço da política, estão por toda a parte e têm interferência com tudo o que pensamos saber quando estamos online.

Para conseguir fugir a esta poluição informativa há truques simples que pode começar já a aplicar.

 

Goste de páginas (e de pessoas) com as quais não concorda

 

Quantas vezes pensámos (ou eliminámos mesmo) um “conhecido” do Facebook por ter escrito um post com o qual discordamos? Em vez de o eliminar, prepare-se para se sentir desconfortável com o que lê, mas comece a deixar que essas opiniões existam no seu mural. Poder ter acesso ‘ao que a outra metade’ do mundo está a pensar é útil, não apenas para ter uma base de discussão e procurar pontes de entendimento, mas sobretudo para garantir que continua a perceber que é preciso defender o seu ponto de vista e que pode haver ainda muito a fazer pelos seus ideais. 

 

Antes de partilhar confirme 3 passos

 

Cruzou-se com um título de notícia e pareceu-lhe que valia a pena comentar e partilhar? Então também deve valer a pena confirmar três coisas simples:

  • o que se escreve – Se o título é interessante a notícia também deve ser e, se não for, ainda bem que não a partilhou. Vale sempre a pena saber o que dizem antes de assinar por baixo. Os títulos (clickbait) são feitos para enganar.
  • quem escreve - Um jornal de referência e os jornalistas que assinam as notícias ganharam o estatuto que têm graças a muitos anos de trabalho, não valem o mesmo que a opinião do senhor da mercearia. Quem diz é meio caminho andado para saber se vale a pena gastar o seu tempo a interagir com o conteúdo.
  • e se há mais alguém a dizê-lo – Uma busca rápida no Google vai poder dizer-lhe se a notícia que viu é verdade ou se alguém embarcou na onda imediatista das redes sociais e se precipitou. Pode acontecer aos melhores.

 

 

 


COOKIES ESTRITAMENTE REQUERIDOS

Esses cookies são necessários para o funcionamento do site e não podem ser desativados. Esses cookies são configurados apenas em resposta a ações feitas por você, como idioma, moeda, sessão de login e preferências de privacidade. Você pode configurar seu navegador para bloquear esses cookies, mas nosso site pode não funcionar.

ANALÍTICA E ESTATÍSTICA

Esses cookies são geralmente definidos por nossos parceiros de marketing e publicidade. Eles podem ser usados por eles para construir um perfil de seu interesse e, mais tarde, mostrar anúncios relevantes. Se você não permitir esses cookies, não verá anúncios direcionados aos seus interesses.

MARKETING E RETARGETING

Esses cookies nos permitem medir o tráfego de visitantes e ver as fontes de tráfego, coletando informações em conjuntos de dados. Eles também nos ajudam a entender quais produtos e ações são mais populares do que outros.

COOKIES ESTRITAMENTE REQUERIDOS

Esses cookies são necessários para o funcionamento do site e não podem ser desativados. Esses cookies são configurados apenas em resposta a ações feitas por você, como idioma, moeda, sessão de login e preferências de privacidade. Você pode configurar seu navegador para bloquear esses cookies, mas nosso site pode não funcionar.

ANALÍTICA E ESTATÍSTICA

Esses cookies são geralmente definidos por nossos parceiros de marketing e publicidade. Eles podem ser usados por eles para construir um perfil de seu interesse e, mais tarde, mostrar anúncios relevantes. Se você não permitir esses cookies, não verá anúncios direcionados aos seus interesses.

MARKETING E RETARGETING

Esses cookies nos permitem medir o tráfego de visitantes e ver as fontes de tráfego, coletando informações em conjuntos de dados. Eles também nos ajudam a entender quais produtos e ações são mais populares do que outros.