Como escolher um frigorífico?

• 19 Abr, 2017

Chegou a hora de se mudar para uma casa nova onde a cozinha não está equipada? O frigorífico antigo avariou e está na hora de escolher um novo? Sente que precisa de renovar o look da sua cozinha e este é o momento ideal para o fazer? Pode haver vários motivos para decidir que está na hora de escolher um novo frigorífico. Mas há apenas uma mão-cheia de coisas que precisa de ter em atenção antes de o escolher. Esta é a nossa lista de perguntas a fazer para descobrir qual o modelo ideal para si.

# Consumo do frigorífico

Este é um dos aparelhos de consumo permanente da nossa casa. Dizem que a cozinha é o coração do lar e, se for, este é sem dúvida o eletrodoméstico que lhe garante a pulsação, é a máquina que nunca se desliga. Noite e dia o seu frigorifico consome energia e só se desliga na hora de o limpar. É por isso o aparelho que se estima, seja responsável por cerca de um terço do total da energia consumida na casa. Importa, por isso, que seja eficiente nos consumos, preferindo um que também proteja mais o ambiente, escolhendo sempre classe A+ ou superior. Já dentro das categorias A o investimento na compra pode revelar um consumo de energia significativamente mais reduzido quanto mais elevada for a classificação. De acordo com estudos da DECO um frigorífico de 240 litros de refrigeração e 75 de congelação pode consumir 1200 Wh por dia, que resulta numa fatura de eletricidade anual de cerca de 85€, ao passo que um idêntico aparelho A+++ reduz o consumo energético para 500 Wh por dia, numa conta da luz anual de apenas 35€ para este aparelho. Moral da história: a longo prazo, vai compensar investir no momento da compra.

# Frigorífico apenas para o que precisa

Uma outra forma de garantir que reduz o consumo energético associado à utilização do seu frigorífico é controlando o que ele tem lá dentro. Além de evitar guardar alimentos quentes, que vão pedir mais energia ao aparelho para os trazer às temperaturas frias, evite também empilhá-los e encher demasiado o frigorífico. Quando o ar circula dentro do aparelho a refrigeração mantém-se com menor dispêndio de energia. Não esteja sempre a abrir e a fechar a porta, cada vez que o faz está a gastar mais energia. Uma boa forma de se mentalizar para este custo é ter presente na sua cabeça a ideia de que a cada vez que abre a porta sai um cêntimo da sua carteira.

# Frigorífico com espaço

Mas tão importante quanto não atafulhar o frigorífico é garantir que o espaço de que dispõe não é inútil. Para quê comprar um frigorífico enorme se depois não o vai rentabilizar? A escolha que se adequa a um casal sem filhos ou para uma família numerosa, pode respeitar as diferenças mantendo a qualidade. Não basta apenas contar com o número de pessoas que moram na sua casa. Importa também fazer contas aos seus hábitos alimentares. Costuma comprar muitos produtos frescos e cozinhar? Ou, por outro lado, são mais as vezes em que acaba por comer fora ou encomendar? Decidir ter um frigorífico mais ou menos espaçoso também vai depender do uso que lhe quer dar.

# A marca do frigorífico

Todos os eletrodomésticos oferecem por lei uma garantia mínima de dois anos, pelo que a escolha de modelos de marcas menos conhecidas estará sempre assegurada durante este período. Mas para um equipamento de grande porte como o frigorífico, investir em marcas de confiança e com nome no mercado pode significar uma vida-útil mais longa. Jogando pelo seguro, terá maior facilidade em encontrar peças e soluções de reparação de qualidade caso venha a ser preciso uma vez findado o prazo da garantia.

# Frigorífico inteligente

A escolha à medida do utilizador passa também pelas ofertas dos novos modelos. Podemos adorar ver um combinado de duas portas com painel digital, mostrador e App que se liga ao nosso smartphone. Mas apesar de ser cool, será isto algo que vá utilizar no seu dia a dia? O investimento compensa quando consegue rentabilizar em conforto e eficiência, se é só um extra que não acrescenta valor à sua forma de fazer compras, gerir os stocks e quantidades, então mais vale um modelo menos avançado que lhe garanta melhor retorno.

Se precisa de se desfazer de um eletrodoméstico que não utiliza procure as organizações de solidariedade perto da sua área de residência que fazem a recolha dos equipamentos e que lhes podem dar nova vida junto de quem precisa.

Encontre no seu Clube as melhores oportunidades para comprar o seu próximo frigorífico, à sua medida, com grandes marcas e um design imperdível.

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!