Jogar para ganhar… dinheiro

• 12 Jun, 2017

Não, não se trata de apostas de sorte e azar, trata-se se conseguir elevar o gaming a profissão. Lá por fora há já várias convenções onde os melhores jogadores de diferentes jogos se reúnem para vencer, desafiar e conquistar, não só os jogos, mas também interessantes prémios em dinheiro. Por cá a start-up que promete recompensar financeiramente os melhores jogadores chama-se GameStars. A plataforma online organiza os desafios que depois recompensam o jogador de acordo com a sua própria destreza de jogo e competência.

Organizando competições de jogos como FIFA ou Counter-Strike, a start-up portuguesa recebe uma comissão e ganha também por cada venda de produtos associados, mas aos jogadores não é cobrado nenhum custo inicial para a participação. Os valores são depois ajustados conforme a evolução da relação com a plataforma. Há já disponíveis online outras plataformas de jogo que permitem também rentabilizar o lazer. Ainda assim, Daniel Pereira, fundador da iniciativa em entrevista à Lusa, admite que estas plataformas não são concorrentes à altura por se revelarem “muito limitadas, complexas e elitistas”.

O projeto foi selecionado para ter palco na SPA – Startup Porto Accelerator e pode entrar para 3ª e última fase – de 23 de Maio e 2 de Outubro - tendo acesso direto a incubadora na ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) e tendo a hipótese de estar uma semana em São Francisco (EUA) para uma experiencia imersiva em Silicon Valley.

E se o lazer sobe de nível estamos aqui para acompanhar. Este é o Clube certo para encontrar as melhores condições para assegurar que a sua nova "carreira" é um sucesso. Vai precisar de ter um computador ideal para gaming que lhe dê a resposta certa de prazer, velocidade de processamento, qualidade de gráficos. Vai precisar de ter só para si um verdadeiro trono que dê conforto e realismo para os seus desafios. Não pode faltar melhor sistema de som, com auriculares e microfone, para se ligar aos seus adversários ou equipa. E, claro, os interfaces que fazem do seu jogo preferido uma brincadeira para levar a sério. Volante, rato, comando, joystick e teclado... tudo o que garante que ninguém para a sua evolução e a capacidade de unir o útil ao agradável.