Precisas de ajuda? 220 990 952

As Melhores Apps para Aprender Uma Nova Língua

• 09 Set, 2016

Aprender uma nova língua é um processo que pode ser complexo e exigente mas que ao mesmo tempo consegue ser transformado numa forma de jogo, que estimula o cérebro e nos aguça o interesse, promovendo melhores resultados e mais depressa. As melhores Apps que promovem a aprendizagem são intuitivas, fáceis de gerir e muito interativas.

Com o mundo digital os "professores" tornam-se ultra convenientes e cabem na palma da mão. Em qualquer smartphone há potencial para um (ou mais) grande instrutor.

Torna-se mais simples poder aceder à "aula" em qualquer lugar que nos seja conveniente no horário mais fácil para nós. Com a "disciplina" certa podemos aprender a programar computadores ou a falar uma nova língua, começando apenas com muita motivação e um simples download.

Graças a todos estes benefícios as Apps educativas têm-se multiplicado e estão cada vez mais populares. Torna-se por isso importante saber como escolher, quais as melhores e onde as encontrar. Nesse sentido, esta é a lista do que procurar numa aplicação para aprender uma nova língua e também algumas sugestões favoritas aqui do Clube.

#1 Interatividade

Se o processo de aprendizagem for baseado apenas na leitura e escuta de textos numa língua estrangeira, sem que se peça ou dê espaço à interação, então a aprendizagem não só será lenta, será quase dolorosa. A Memrise oferece um conjunto de ajudas mnemónicas para poder associar as novas palavras a situações, elementos e sons que já conhece. Com uma mistura de ilustrações, fotos e áudio nativo, este aplicativo oferece a hipótese de escolher entre mais de cem línguas de todo o mundo.

#2 Jogabilidade

Aprender de forma lúdica torna-se sempre mais apelativo e fácil. Com questionários, competição (sozinho ou com amigos) e níveis para garantir a evolução do seu "jogo", a Duolingo, é a App que oferece a aula em "bocadinhos". Em teoria, com estes pequenos blocos de informação, o conhecimento torna-se mais facilmente assimilável e isso também permite a que cada novo desafio corresponda a evolução no jogo, passando de nível ao acertar, uma recompensa para o cérebro que gosta de desafios.

#3 Social

Em conjunto é sempre mais fácil e uma das boas formas de estimular esta aprendizagem é combinando com um amigo que partilhe o mesmo interesse, para que possam conversar e fazer questionários com base no que surge na App escolhida. Assim é possível oferecer uma outra dimensão ao que foi aprendido e conseguir memorizar melhor todas as novidades. A mistura de gramática e vocabulário é o que permite começar a utilizar e dar prática a uma nova língua e com a Busuu essa ajuda chega por via de mais de 60 milhões de utilizadores que oferecem o seu conhecimento em língua nativa para trocar saber com esta aplicação. Aqui é possível aprender, praticar e ensinar com aulas onde se trabalha a escrita, vocabulário, fala e pronúncia, gramática e diálogo entre outros. Aqui as provas escritas podem ser deixadas para avaliação por outros utilizadores que darão o seu parecer de como melhorar e continuar a interagir com a App, tornando a experiência mais social.