O Ginásio flutuante movido a exercício físico

• 15 Fev, 2017

Ginásios, clubes de fitness e salas para aulas de grupo há muitas e por todo o lado. Com ofertas variadas e apostas mais fortes no equipamento, nas máquinas ou nas coreografias, com foco em público-alvo diferente ou com investimento no espírito de equipa... o que não falta é oferta. Mas nenhuma oferta de ginásio aproveita tão bem o poder e a energia despendida por quem lá vai como este, que hoje lhe trazemos.

O ginásio barco passeia-se pelo rio Sena em Paris, França, movido pela energia despendida pelos seus utilizadores. O ginásio flutuante merece presença aqui no Clube da tecnologia graças à utilização inteligente de equipamento topo de gama e muita capacidade de inovação virada para o aumento de conforto. Mesmo como nós gostamos. O projeto tem assinatura da firma de arquitetos italiana Carlo Ratti Associati que colocou neste veleiro do fitness as doses certas de tecnologia, design e criatividade (sem esquecer o marketing e publicidade que para ideias assim chega a custo zero).

A conversão do exercício físico realizado pelos membros deste clube, na energia necessária para assegurar o passeio pelo rio abaixo, foi conseguida com uma parceria com a gigante das máquinas e equipamentos de ginásio Technogym. A embarcação de vinte metros tem capacidade para 45 tripulantes/ utilizadores que recorre aos equipamentos ARTIS da Technogym. Estes aparelhos conseguem recolher e armazenar a energia despendida na sua utilização e deixá-la disponível para alimentar outros objetivos. Desta feita o objetivo é mesmo integrar o rio na circulação urbana e proporcionar ao mesmo tempo uma paisagem sempre diferente, que incorpora o rio na experiência do utilizador e que transforma a maneira como se encara a ida ao ginásio e o exercício.

Com a embarcação protegida por uma cobertura de vidro transparente, os viajantes podem desfrutar da paisagem envolvente enquanto pedalam na sua bicicleta. No verão a cobertura pode ser removida deixando o ginásio a céu aberto mais refrescante. À noite o ginásio encerra para poder dar lugar a festas e celebrações que deslizam pelo rio aproveitando o panorama oferecido pela cidade das luzes. Uma ideia poderosa, movida a energia humana.