Entregamos de 24 a 72h! Paga 3x sem juros!

O Regresso da escrita à mão

  • 23 Jan, 2017
  • 889

 

A 23 de Janeiro celebra-se o Dia da Escrita à mão, uma data que para muitos é sinónimo de uma prática em desuso, mas que para tantos outros é um momento para lembrar a arte de desenhar as palavras. Escrever à mão é um gesto que se perde com a tecnologia que nos oferece teclados em smartphones, portáteis ou tablets e reduz o ato de escrever ao simples escolher de cada letra, sem haver nenhuma informação que nos diga seja o que for sobre quem escreve. Perdemos os traços, a inclinação, a intensidade e toda a personalidade da grafia. Em troca temos facilidade de leitura cópia e reprodução. Se este é um "contrato" que simplifica e unifica a forma de trabalhar a informação, também é um acordo que vale a pena por de lado, nem que seja uma vez por ano. Faça o teste à sua caligrafia para algo que seja mais do que um simples recado de uma linha. Há quanto tempo não pega na caneta para escrever a alguém?

 

Com o declínio da escrita à mão são várias as tendências que perdem mercado, seja o fim dos saudosos "pen-pal", os amigos à distância que a escola nos incentivava a ter, até ao desaparecer de curiosidades e informações "interessantes", como a grafologia. A pseudociência que admitia ser possível estudar a personalidade de alguém com base na sua forma de escrita também foi um passatempo que deixou de ter mercado. Mas quem não se lembra de como havia sempre alguém disposto a tentar perceber através da forma de escrever, as caraterísticas, gostos e maneira de ser de outras pessoas?

 

Era a letra inclinada para a direita que sugeria alguém divertido e expansivo e, pelo contrário, a letra inclinada para a esquerda a indicar uma personalidade reservada, entre outras pérolas de sabedoria. Bem vistas as coisas, talvez o desaparecer desta análise tenha sido uma vantagem, mas outras coisas há que se perderam com o fim da escrita à mão e que deixam mais saudades, como a criatividade.

 

Agora que os postais e as cartas chegam por email e não pelo correio, e que nenhum elemento gráfico nasce sem um computador que lhe dê forma, surgem verdadeiros artistas que se celebram pela capacidade de escrever à mão. Criativos que dão ao mundo novas fontes e estilos e nos oferecem momentos de verdadeira satisfação ao poder observar cada traço que nasce sobe o papel.  

 

 

Mas as máquinas também podem "aprender" a seguir o traço da palavra desenhada e, neste caso, quase que enfeitiça poder ver o trabalho deste robot que serve exatamente para reproduzir o efeito de escrever à mão.

 

O AxiDraw segura a caneta e, traço por traço, aproxima a perfeição da máquina com o gesto humano.  

 

 

 

 

 


COOKIES ESTRITAMENTE REQUERIDOS

Esses cookies são necessários para o funcionamento do site e não podem ser desativados. Esses cookies são configurados apenas em resposta a ações feitas por você, como idioma, moeda, sessão de login e preferências de privacidade. Você pode configurar seu navegador para bloquear esses cookies, mas nosso site pode não funcionar.

ANALÍTICA E ESTATÍSTICA

Esses cookies são geralmente definidos por nossos parceiros de marketing e publicidade. Eles podem ser usados por eles para construir um perfil de seu interesse e, mais tarde, mostrar anúncios relevantes. Se você não permitir esses cookies, não verá anúncios direcionados aos seus interesses.

MARKETING E RETARGETING

Esses cookies nos permitem medir o tráfego de visitantes e ver as fontes de tráfego, coletando informações em conjuntos de dados. Eles também nos ajudam a entender quais produtos e ações são mais populares do que outros.

COOKIES ESTRITAMENTE REQUERIDOS

Esses cookies são necessários para o funcionamento do site e não podem ser desativados. Esses cookies são configurados apenas em resposta a ações feitas por você, como idioma, moeda, sessão de login e preferências de privacidade. Você pode configurar seu navegador para bloquear esses cookies, mas nosso site pode não funcionar.

ANALÍTICA E ESTATÍSTICA

Esses cookies são geralmente definidos por nossos parceiros de marketing e publicidade. Eles podem ser usados por eles para construir um perfil de seu interesse e, mais tarde, mostrar anúncios relevantes. Se você não permitir esses cookies, não verá anúncios direcionados aos seus interesses.

MARKETING E RETARGETING

Esses cookies nos permitem medir o tráfego de visitantes e ver as fontes de tráfego, coletando informações em conjuntos de dados. Eles também nos ajudam a entender quais produtos e ações são mais populares do que outros.