- 14 Jul, 2016
- 944
A Realidade Virtual, agora
Nem sempre é fácil ter uma ideia da experiência que está a viver alguém que utiliza um sistema de realidade virtual quando estamos "do lado de fora" da experiência. A pensar nisso mesmo, e de forma a poder "explicar" visualmente o que acontece aos sentidos quando colocamos um sistema de realidade virtual, foi criado um vídeo onde a simulação é apresentada a todos.
Neste vídeo imergimos numa experiência que cria uma réplica do que está a acontecer nos sentidos de quem tem o aparelho colocado. Com ecrã croma e HTC Vive exploram as dimensões tal e qual como quem tem os sentido entregues ao set de VR.
Desde uma exploração espacial, a jogos e desafios de cozinha, corridas ou combate, submergir às profundezas do oceano ou mesmo brincar com um cão-robot num parque... tudo é possível e agora, tudo é visível para todos, mesmo para quem ainda não se cruzou com os óculos que permitem entrar neste mundo de ficção.
Uma aposta que dinamiza e eleva a outro nível o universo dos vídeo jogos mas que pode ser explorada para vertentes mais artísticas ou funcionais, permitindo agilizar aprendizagens, por exemplo, com criação de aulas próprias ou sessões de formação que unem a teoria à prática com um "simples par de óculos".
Os caminhos são muitos e podem também passar pela forma como nos relacionamos uns com os outros dentro deste sistema. A atestar isto mesmo está o Holoportation, que possibilita uma visita virtual sob a forma de holograma com o qual podemos interagir e sobre o qual já falámos aqui.
Paira também a promessa de encontrar uma realidade onde esta união da ficção com o que efetivamente existe seja algo palpável. Nesse sentido de mixed reality trabalha a start-up Magic Leap que já nos impressionou com os cenários criados onde o imaginário mais surreal e incrível surge aos nossos olhos como possível.
Apesar de estar ainda por chegar um produto final que nos permita testar as possibilidades da "mixed reality" temos, neste caso, com recurso a voluntários e um fundo verde de croma, a possibilidade de "oferecer" a experiência de realidade virtual a quem simplesmente vê o vídeo. E esta é uma experiência que parece interessar e compensar.
Em apenas alguns meses as visualizações do vídeo subiram a perto de três milhões e o interesse em poder testar em casa é, claro, um pedido quase unânime. Enquanto o equipamento não nos chega às mãos para o teste derradeiro, nada como ver o vídeo para ter uma ideia do que acontece afinal com os sentidos de quem entra num sistema de realidade virtual.