- 10 Abr, 2017
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Tecnologia que nos ajuda a aprender
A forma como a tecnologia nos ajuda no dia-a-dia não deixa de surpreender. Não falamos apenas da enorme capacidade de nos dar liberdade para criar ou da democratização desse poder, mas também de todo o potencial que tem de nos abrir novos mundos. Graças à tecnologia podemos ser autodidatas em qualquer área. Podemos resolver aprender computação com cursos e recursos disponíveis online, como podemos decidir descobrir um ofício ou começar um novo hobby. Da jardinagem ao trabalho de vitral encontra-se de tudo em tutoriais fáceis de seguir.
E se a estas oportunidades juntássemos sistemas de aprendizagem que une a formação convencional ao poder da tecnologia?
É esta a proposta revolucionária, trazida por várias empresas, de entre as quais se destaca a gigante Google já em 2012. O Google Glass está agora numa pausa para "manutenção" mas aguarda-se o seu regresso com alguma ansiedade. Desde 2015 que esperamos o regresso que ficou prometido, só aconteceria quando estivesse “perfeito”. Pode correr ainda muita água e haver muitas transformações ao wearable como o imaginamos mas a verdade é que esta pode ser a base que permite que possamos aprender em qualquer lugar tudo o que desejarmos. Com esta projeção em sistema de óculos podemos, por exemplo, ter o tutorial que precisamos a correr à nossa frente, sob o nosso olhar, exatamente onde precisamos de o seguir. Não é já necessário que tenhamos o portátil ou o smartphone na mão e podemos simplesmente seguir com o olhar enquanto executamos as tarefas com a mão. Esta é uma funcionalidade que promete dar muito jeito quando precisamos de, por exemplo, consertar uma torneira ou um cano e temos as mãos necessariamente molhadas. Podemos manter as mãos-livres para o que é preciso e os professores podem ser especialistas online, como pode ser um amigo ou familiar que está disponível para nos ajudar e modo videochamada.
Sem ter que dar toques no teclado, sem precisar de fazer deslizar o ecrã e com resposta a comandos de voz, este é um dos gadgets que revoluciona a forma como aprendemos e nos relacionamos com a aprendizagem. Com os avanços neste tipo de wearable podemos esperar conseguir não só ver os objetos à nossa frente, como também esperar que eles sejam detetados de forma a podermos manobrá-los, aumentar o seu tamanho, focar, rodear e contornar o objeto, seja ele real ou não. Este acesso às diferentes perspetivas oferece uma compreensão maior do que estamos a ver, que pode ser ainda complementada com informação adicional que nos pode ser útil. Podemos ter guias áudio que nos permitem uma interação ainda mais simplificada, imediata e profícua com o tema em mãos. E, claro, aqui é sempre possível "rebobinar" o professor. Com o mesmo aparelho será possível fazer captura de vídeo, ter conferências em tempo real, aceder a tudo na nossa língua, de forma a podemos assistir a qualquer conteúdo sem perder nada na tradução.
Há um universo de promessas e de possibilidade mas até que a tecnologia esteja mesmo nas mãos do utilizador ainda é uma linha de comunicação que só se processa num sentido.
Ainda assim os avanços acontecem. Testemunho desse trabalho encontra-se, por exemplo, neste investimento que traz a realidade virtual aumentada ao mundo da medicina. O Project Esper da 3D4Medical oferece aos jovens estudantes de medicina uma visão completa do corpo humano, permitido ir a detalhes e a compreender o grane plano numa mesma sessão. Cada aluno aprende a seu tempo, com o suporte e apoio que considera necessário. Quando aplicado ao dia a dia dos profissionais de saúde este projeto permite que médicos expliquem ao paciente tudo o que ele deseja saber, com maior facilidade e em tempo real. Assim fica ainda mais fácil pensar no que falamos, quando falamos da nova forma de aprender graças à tecnologia.
Agora resta esperar e imaginar tudo o que ainda nos vai ser possível aprender:
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